I.A em análises bancárias, uma facilidade ou exclusão?
- Pedro Fonseca
- 5 de ago.
- 2 min de leitura

Atualmente, é inegável a “invasão” da inteligência artificial em todos os meios profissionais, uma ferramenta que veio para auxiliar a produtividade e até criar novos meios de atuação profissional.
Os bancos já utilizam há algum tempo, e agora com mais permissões dadas pelo Banco Central, chegou o momento das análises de crédito feitas pela inteligência artificial, e através dos mecanismos da inteligência artificial, como machine learning, NLP (Processamento de Linguagem Natural), e a Big Data Analytics, ela busca facilitar a tomada de crédito e garantir uma previsibilidade para o banco do perfil do cliente.
Com tais inovações, surgiu uma grande dúvida: essa atualização será benéfica para todos, ou apenas gera uma exclusão financeira de quem já teve problemas financeiros com uma instituição financeira?
É claro, que toda inovação gera receio; o ser humano se sente mais confortável com o conhecido do que com o desconhecido, mas vale lembrar que a inteligência artificial para essas análises, irá visar decisões rápidas, acesso ao crédito para pessoas com pouco acesso a instituições financeiras, redução da inadimplência e ofertas mais personalizadas.
Juridicamente, os tribunais superiores já estão atentos a essa evolução e têm se posicionado favoravelmente do lado mais frágil da relação, que é o consumidor. Entende-se que a responsabilidade do banco é objetiva quando ocorrer qualquer erro ou injustiças pelo sistema de I.A.
Vale destacar que, antes de tudo, o sistema da inteligência artificial deve respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para que os usuários que passam pela análise de crédito não tenham seus dados pessoais vazados ou até mesmo roubados.
Uma grande preocupação são as negativas abusivas de crédito, fundamentadas no argumento de “perfil inadequado”. No entanto, os tribunais têm revertido tais abusividades, uma vez que uma negativa sem justificativa priva o consumidor do acesso ao crédito, que poderia auxiliá-lo em seu crescimento econômico.
Por fim, cabe destacar que toda tecnologia e avanço surgem para o bem da humanidade, mas é essencial que sejam sempre monitorados e atualizados, para atender à população da melhor maneira possível. Caso o consumidor se sinta lesada ou entenda que seus direitos foram violados, é recomendável buscar um profissional especializado para orientá-lo e defender seus direitos.
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