top of page

Venda x Faturamento: conheça a diferença destes termos e seu impacto no fluxo de caixa da sua empresa

ree

Entendendo que a falta de fluxo de caixa é um dos pilares responsáveis pelo endividamento empresarial, vamos falar um pouco de gestão financeira?


Existem dois termos que frequentemente geram confusão entre empresários: "venda" e "faturamento". Apesar de estarem relacionados, eles têm significados distintos e impactam diretamente na saúde do fluxo de caixa da sua empresa. 


Venda é o ato de comercializar um produto ou serviço. Quando você faz uma venda, você está negociando com o cliente e acordando um preço pelo que está oferecendo.


Todavia, é importante observar que nem toda venda significa dinheiro no caixa imediatamente. Isso porque, muitas vezes, as vendas podem ser realizadas a prazo ou por meio de parcelamentos.


Já o faturamento, por sua vez, refere-se ao registro formal da venda por meio da emissão de nota fiscal. É o valor total das vendas que sua empresa realizou em determinado período, independentemente de quando o dinheiro será recebido.


Mas, por que esta diferença é importante? A confusão entre venda e faturamento pode levar a uma percepção errada sobre a situação financeira do negócio. Isso acontece porque o faturamento reflete o total das vendas realizadas, mas não necessariamente o dinheiro disponível para pagar despesas, fornecedores ou investir no crescimento da empresa.


Se você considerar apenas o faturamento e ignorar o prazo de recebimento das vendas, pode acabar comprometendo seu fluxo de caixa. Isso ocorre porque suas despesas, como salários, aluguel e fornecedores, normalmente precisam ser pagas à vista ou em prazos curtos, enquanto o dinheiro das vendas pode demorar para entrar.


Essa situação afeta o fluxo de caixa empresarial, que é o controle do dinheiro que entra e sai da empresa. O fluxo de caixa é fundamental para manter a operação funcionando sem sustos.


Neste sentido, se a maior parte das suas vendas é a prazo, mas suas despesas precisam ser pagas à vista, você pode enfrentar problemas de caixa. Porém, se você monitora bem o prazo de recebimento das vendas e planeja os pagamentos de acordo com essas entradas, sua empresa terá mais estabilidade financeira.


Caso o fluxo de caixa de sua empresa esteja comprometido e você esteja prevendo que vai entrar em situação de inadimplência, principalmente em relação às dívidas bancárias, que são contratos que envolvem juros expressivos, não deixe de procurar um advogado especialista para te auxiliar nessa gestão.

 
 
 

Comentários


Sua dúvida é de pessoa Física ou Jurídica?
bottom of page