top of page

Produtor rural, a safra não rendeu? Descubra como a gestão de passivo bancário pode ser a sua saída!

ree

A política de crédito rural visa estimular os investimentos de produtores rurais, fortalecendo o setor com a adoção de novas tecnologias, aumento da produtividade, viabilização de aquisição de insumos e mão de obra. 


Durante os ciclos produtivos são diversos os ônus suportados pelo trabalhador/empresário do campo, a exemplo da compra de máquinas, equipamentos, benfeitorias, armazenagem, produtos agropecuários, dentre outros. 


Diante disso, o sistema bancário nacional, composto pelas instituições financeiras, exercem papel fundamental ao implementar condições especiais para o produtor rural, flexibilizando prazos, garantias e uso de taxas diferenciadas. 


São diversos os créditos concedidos pelas instituições, tais como o crédito de custeio, crédito de investimento, programa nacional de apoio ao médio produtor (PRONAMP), programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (PRONAF).


Entretanto, é comum a frustração da safra, que pode ocorrer por diversas causas, como: condições climáticas desfavoráveis, queda nas cotações e na produção, aumento nos preços dos fertilizantes. 


 O desempenho das atividades rurais está diretamente ligado ao desempenho das culturas. Embora o Brasil mantenha uma das melhores produtividades no setor, vez ou outra ocorre a redução na produção, resultante principalmente de condições climáticas desfavoráveis durante o período de plantio e crescimento da cultura.  


À vista disso, quando os produtores rurais enfrentam dificuldades de mercado, como a queda de preços ou eventos climáticos, o custo da atividade aumenta, pressionando o setor e gerando grande inadimplência. 


Ao lado do produtor rural, o profissional pode oferecer toda orientação necessária, identificando práticas abusivas, renegociando dívidas diretamente com os advogados do banco ou da cooperativa, utilizando vias legais como o provisionamento bancário. 


Todo o conhecimento técnico e experiência do advogado visa contribuir para a sustentabilidade do negócio, superando os desafios gerados pela crise na produção rural. 


Como pilar estratégico na gestão do passivo bancário rural, o advogado pode propor diretamente a negociação para busca de condições de pagamento mais favoráveis, redução dos valores devidos, ajuste das taxas cobradas à medida cobrada pelo Banco Central. 


 Dessa forma, uma vez concluídas as etapas da análise minuciosa do contrato rural e o planejamento da melhor abordagem, o advogado ao lado do produtor rural pode adotar medidas efetivas, focadas na renegociação colaborativa com a instituição financeira ou cooperativa de crédito, que proporcionam vantagens reais e a superação da crise financeira instalada.



 
 
 

Comentários


Sua dúvida é de pessoa Física ou Jurídica?
bottom of page