top of page

Linhas de crédito: qual a importância de conhecê-las antes da contratação?

ree

Para fechar a rodada de artigos sobre as principais linhas de crédito ofertadas pelos bancos, hoje compartilho com você empresário o porquê é tão importante este conhecimento para o seu negócio.


É muito comum precisar de um recurso de terceiro para injetar em seu negócio, seja para um projeto de expansão ou mesmo para auxiliar no fluxo de caixa procurar seu gerente, o qual lhe informará as inúmeras linhas de crédito disponíveis. Mas e agora, qual linha contratar?


Claro que faz parte do serviço dos gerentes de banco indicar aos consumidores os empréstimos mais assertivos em alinhamento com o destino do capital, eis que existem empréstimos distintos criados pelas instituições para tentar abarcar a maior parte das necessidades do empresário. Contudo, você, ao realizar a contratação precisa ter no mínimo uma noção básica para conseguir fazer uma boa escolha.


Por previsão de lei, em cumprimento a obrigação de transparência com o consumidor, é dever do banco fornecer informações claras e completas sobre os produtos financeiros que oferecem, incluindo o tipo, a duração, o montante total a ser liberado e as condições de utilização do recurso, se houver.


Como vimos nos artigos anteriores, nem todo crédito é igual e esse conhecimento importa muito, pois cada linha tem finalidades, condições de contratação, taxas de juros e prazos diferentes.


Ao escolher a linha de crédito certa para a sua necessidade, você evita pegar um empréstimo com juros altos para uma finalidade que poderia ser coberta por uma opção mais barata e adequada.


O crédito, quando usado de forma planejada, pode impulsionar o crescimento da sua empresa. Ele permite que você invista no próprio crescimento de forma estratégica, sem comprometer, por exemplo, seu fluxo de caixa. Ao contrário, sua empresa ganhará uma despesa pesada e difícil de encaixar no fluxo financeiro.


Além disso, ter um planejamento financeiro sólido, que inclua a escolha da linha de crédito adequada e a previsão desses gastos, garante que sua empresa tenha os recursos necessários para arcar com esse novo custo sem sufoco.


Antes de assinar qualquer contrato, avalie a real necessidade da sua empresa em contrair o empréstimo, pesquise as opções, compare os cenários e escolha aquele que melhor se alinha aos seus objetivos.


Leia o contrato, questione cláusulas que parecer duvidosa para que a decisão seja tomada da maneira mais assertiva possível. Se a dúvida persistir, seja antes ou depois da contratação, procure um advogado especializado em Direito Bancário para te assessorar.


 
 
 

Comentários


Sua dúvida é de pessoa Física ou Jurídica?
bottom of page